Colegiado de Saúde da Amvali discute sobre as alterações das Unidades de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular

Publicado em 13/05/2020 às 11:59 - Atualizado em 13/05/2020 às 12:02


Créditos: Amvali Baixar Imagem

Integrantes do Colegiado de Saúde da Amvali, se reuniram na manhã da última segunda-feira, dia 11, no auditório da associação para as tratativas e atualizações da situação regional e suas demandas.

A reunião contou com a participação do Dr. Roberto Gomes Feracin do Hospital Municipal João Schreiber de Massaranduba, o Gerente de Infraestrutura do Hospital São José, Michel Contessi e o representante da Macrorregião de Saúde do Planalto Norte e Nordeste, Getúlio Moroso.

A principal pauta da reunião foi a respeito do remanejamento dos municípios tendo em vista a regionalização do Estado, referente as Unidades de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular, que até dezembro do ano passado, as unidades para alguns dos municípios do Vale do Itapocu (Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder) eram o Hospital Santa Isabel em Blumenau e o Hospital Marieta Konder Bornhausen de Itajaí.

Com o remanejamento, a unidade habilitada para a Macrorregião de Saúde do Planalto Norte e Nordeste será o Hospital São Vicente de Paulo no município de Mafra. Diante dessa mudança e frente ao avanço da pandemia causada pelo coronavírus, os secretários municipais de saúde que compõem o Colegiado, convidaram o representante da Macrorregião do Planalto Norte e Nordeste, para explicar como funcionará a logística e os protocolos necessários a respeito de pacientes que precisarem fazer cirurgias cardiovasculares e demais tratamentos das doenças do coração.

Outro assunto tratado na reunião, foi sobre o credenciamento do Hospital São José de Jaraguá do Sul para se tornar um Centro de Referência em cirurgias cardiovasculares em nossa região. O Gerente de Infraestrutura do Hospital, Michel Contessi, explicou que já foram enviadas todas as documentações necessárias para o Governo do Estado e também para o Ministério da Saúde na tentativa de validar o credenciamento, porém até o momento, não obtiveram sucesso.

Os membros do Colegiado, decidiram agendar uma nova reunião e convidar outras autoridades e gestores da área de saúde para participarem, com o objetivo de dialogar e unir forças na luta para a conquista da habilitação em alta complexidade cardiovascular do Hospital São José, que será de grande importância para a região do Vale do Itapocu.


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar