Compartilhe

Realizada 4ª Reunião do Conselho Deliberativo de Prefeitos da AMVALI

Publicado em 19/10/2017 às 11:38 - Atualizado em 25/10/2017 às 08:30

Mesa de reunião com as autoridades
Créditos: Divulgação AMVALI Baixar Imagem

Durante a manhã de hoje, (19) aconteceu na sede da AMVALI em Jaraguá do Sul, a Reunião de Prefeitos da AMVALI.

Estiveram presentes os prefeitos das cidades de Guaramirim, Luiz Antônio Chiodini e também presidente da AMVALI, de Corupá o Sr. João Carlos Gottardi, de Jaraguá do Sul o Sr. Antídio Lunelli, de Massaranduba o Sr Armindo Sesar Tassi, o Sr. Valter Zimmermann de Barra Velha, de São João do Itaperiú Sr. Clézio Fortunato e o município de Schroeder foi representado também pelo seu Prefeito Osvaldo Jurck. O Presidente da Câmara de Corupá também compôs a mesa da reunião. 

A Reunião contou com a pauta sobre os Resíduos Sólidos e Saneamento Básico dos municípios com o Promotor do Meio Ambiente Dr. Alexandre Schmitt dos Santos.  O Promotor ressaltou a importância da conscientização dos Prefeitos para a destinação dos seus resíduos, avançando sobre essa questão urgentemente, evidenciou também sobre a solução com um Consórcio Intermunicipal.  

O Prefeito de Massaranduba, Armindo Tassi salientou que a participação em um Consórcio é o caminho para o melhoramento no manejo de Resíduos Sólidos. O Município de Massaranduba já é parte integrante do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) e deve encaminhar todo o seu lixo para o aterro sanitário de Timbó, onde fica a sede. O Prefeito ressaltou que o Consórcio fornece diversos projetos significativos para os municípios integrantes, o que resultou em uma economia de 50% dos gastos com Resíduos Sólidos com a participação no CIMVI.

Representando a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu, além do Presidente Luís Antonio Chiodini, esteve presente a Secretária executiva Juliana P. H. Demarchi e o Assessor Jurídico Dr. Marcos Fey Probst, onde apoiou os Prefeitos e a solicitou as ações da Política Nacional de Saneamento Básico com foco em Resíduos Sólidos.

E para que sejam iniciadas algumas ações de gestão do Resíduos foi decidido pelos Prefeitos pela ativação efetiva do Consorcio para tratar inicialmente do lixo. Na semana que vem teremos uma reunião para fazer o planejamento do consórcio ao longo dos próximos dois anos.  

 Fonte: Assessoria de Comunicação da AMVALI


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Arthur Gumz, 88, Vila Nova, Jaraguá do Sul - SC
CEP: 89259-340