Compartilhe
Corupá

Programação de vacinação contra a gripe em Corupá

Publicado em 21/03/2020 às 10:31 - Atualizado em 22/03/2020 às 19:01

Vacinação Gripe.
Créditos: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil Baixar Imagem

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi adiantada e começa em todo o país nesta segunda-feira, dia 23 de março. Em Corupá, por conta da situação de pandemia do Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde optou em alterar o local da imunização: para evitar que idosos se desloquem aos postos de saúde, ficou definido que a vacinação ocorrerá no Salão Paroquial da Igreja Católica São José, que fica na Rua Padre Vicente Schmitz, 116, no Centro de Corupá.

A primeira etapa da campanha vai imunizar idosos com e acima de 60 anos e os trabalhadores da Saúde, que estão na linha de frente do atendimento à população. De acordo com o Ministério da Saúde, a priorização dos idosos, mesmo com a não eficácia da vacina de Influenza contra o Coronavírus, é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19.

Em Corupá, a vacinação desta primeira etapa da campanha ocorrerá no salão paroquial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, e de 13h30 às 16h30. Os idosos que tiverem carteira de vacinação devem levar o documento. Caso o morador não tenha, precisa levar documentação com foto.

Neste primeiro momento, a Secretaria de Saúde optou em realizar o atendimento por ordem de chegada. “Vamos acompanhar a demanda. Caso verificarmos que muitos idosos procurem a imunização ao mesmo tempo, e que ocorra aglomeração de pessoas no local, vamos avaliar o atendimento por número específico de fichas por dia. Mas o local é amplo, e vamos viabilizar mais de uma ‘salinha’ de aplicação no local, para agilizar o atendimento”, explicou a secretária de Saúde de Corupá, Bernadete Hillbrecht. 

Trabalhadores serão realocados

A Secretaria de Saúde vai deslocar três enfermeiros para atuarem nesta etapa da imunização. Eles contarão ainda com apoio de agentes comunitários e de funcionários de serviço geral. Os profissionais que vão aplicar as vacinas vão usar equipamentos de segurança como máscaras cirúrgicas, luvas, jaleco com manga comprida e sapatos fechados.

Caso algum idoso de 60 anos ou mais não tiver condições de deslocamento porque está doente ou acamado (principalmente com sintomas gripais ou com problemas respiratórios), os familiares devem avisar o posto de saúde de referência (o que fica mais perto da residência da família). Funcionários da saúde irão até a casa do idoso realizar a vacinação.

Vacinação das crianças

Conforme o Ministério da Saúde, crianças são consideradas multiplicadoras de vírus respiratórios e, por isso, o Programa Nacional de Imunizações do Brasil (PNI) distanciou um público do outro. Serão duas semanas de intervalo entre uma fase e outra.

Na segunda etapa da campanha, que começa no dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.

Já partir de 9 de maio, quando também ocorre o Dia D de vacinação, serão imunizadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); pessoas com mais de 55 anos; gestantes; mães no pós-parto (até 45 dias após o parto); população indígena e portadores de condições especiais. A campanha segue até o dia 22 de maio.

Nestas duas últimas etapas da campanha, a princípio, este público será vacinado nos postos de saúde de Corupá. Lembrando que os postinhos estão restringindo a entrada de acompanhantes na área interna da unidade. Só entram pais ou responsáveis por crianças, ou acompanhantes de idosos. Todas estas medidas estão sendo adotadas para evitar ao máximo o contágio do Coronavírus no Município.

As decisões e orientações em relação ao Covid-19 mudam diariamente, conforme evolução do vírus no país. Todas as medidas adotadas podem mudar em caso de necessidade. Acompanhe os canais oficiais da Prefeitura de Corupá para novas informações.

Etapas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza:

*A partir de 23 de março: Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde

*A partir de 16 de abril: professores e profissionais das forças de segurança e salvamento.

*A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, doentes crônicos, pessoas com 55 anos ou mais, grávidas, mães no pós-parto, população indígena e portadores de condições especiais.

Vacinação das demais doenças

A sala de vacinas que fica no PSF3, na Unidade Básica de Saúde do Centro de Corupá (Rua Nereu Ramos), continua aberta para os atendimentos de rotina. A orientação é procurar a unidade em caso de urgência, se não houver como esperar para a imunização ser realizada. O objetivo é que pessoas assintomáticas evitem ao máximo o deslocamento para unidades de saúde.

 

Fonte: Prefeitura de Corupá

 

 

 


Rua Arthur Gumz, 88, Vila Nova, Jaraguá do Sul - SC
CEP: 89259-340